O que pode ser mais importante na vida que os relacionamentos?

Pausa para reflexão.

No trabalho, os bons relacionamentos, significam a trajetória de uma vida profissional de sucesso. Cultivar os relacionamentos entre seus colaboradores, seus pares, clientes internos e externos é essencial para a sobrevivência no mundo corporativo.

“Todos nós sabemos que, para ser efetivo no mundo corporativo, é necessário construir sólidas pontes ao nosso redor. O mais importante é segurar ou neutralizar possíveis reações pessoais e se concentrar primeiro nos outros”. Pablo Aversa, sócio-fundador da Alliance Coaching.

Da citação acima, o que mais chama atenção é que ele aponta, como o mais importante para se ter bons relacionamentos no mundo corporativo, a capacidade de nos concentrar primeiro nos OUTROS. Tire o foco de você e olhe para o outro. Essa é a recomendação de um dos especialistas em relação interpessoal no mundo corporativo.

Se o relacionamento, em todos os níveis, é necessário para o nosso avanço tanto pessoal, quanto profissional, fica a pergunta:

Como estamos nos relacionando com nossos CLIENTES?

Uma pesquisa, realizada pela DOM Strategy Partners com as 441 maiores companhias do Brasil, teve objetivo de revelar quais são as empresas que tem o melhor relacionamento com seus clientes. *

Foi construído um ranking das 50 empresas mais inovadoras do Brasil em relacionamento com clientes. E…bingo! A Apple apareceu em primeiro lugar. Não é à toa que a empresa líder de mercado, que soube construir como ninguém seu posicionamento de marca, é também a que se relaciona melhor com seus clientes.

Dentro de toda grande empresa, o cliente deve estar no centro das decisões tomadas. Seus produtos, seu atendimento, suas soluções devem ser pensadas para seus clientes. Afinal, a empresa existe para atender a quem?

No RD Summit 2019, maior evento de marketing digital e venda da América Latina, realizado em Florianópolis, onde mais de 120 especialistas de todo país palestraram, muito se ouviu falar em humanização e personalização do marketing. 

Para uma das palestrantes do evento, Liliane Ferrari, consultora, professora e especialista, o marketing humanizado consiste em 3 pilares: emoção, empatia e ética. **

 “Faça ao próximo o marketing digital que gostaria que fizessem para você”. “As empresas mais humanas vencerão” – Liliane Ferrari.

Dentro desse contexto, podemos dizer que o RELACIONAMENTO é a chave do negócio. Saiba se relacionar com seu cliente, conquistando sua confiança e respeito, e ganhe espaço no seu mercado.

Mas de que forma começar ou melhorar esse relacionamento?

 1 – Você sabe com quem está falando?

A primeira regra do relacionamento é conhecer quem está do outro lado. Quais são seus objetivos e desafios? Quais obstáculos enfrentam? Quais são suas metas? Quais são suas expectativas em relação a sua empresa/produto/serviço?

Só depois de responder a essas perguntas, você pode entender com que está falando, atender suas expectativas e direcionar a comunicação, para que ela seja mais objetiva e efetiva.

 2 – Personalização, para que te quero?

A personalização no relacionamento do cliente é o novo hit do marketing e de vendas. As empresas líderes de mercado, estão focadas em oferecer experiências cada vez mais personalizadas a seus consumidores.

Existem tecnologias, que coletam e analisam dados dos consumidores, que ajudam a identificar e conhecer os clientes, a fim de que as empresas possam se comunicar de maneira pessoal e personalizada com cada um.

A personalização faz com que o cliente se sinta confortável e confiante no seu fornecedor. Isso demonstra que a empresa sabe com quem está lidando e como solucionar o seu problema.

O grande objetivo de uma empresa deve ser a solução que o cliente busca, e só a personalização é capaz de resolver essa equação.

 3 – O relacionamento é para dois.

Falar é prata, ouvir é ouro. O velho ditado nos ajuda a entender quais são as angústias de nossos clientes, e a saber onde estamos errando. Só tendo conhecimento de nossas falhas, somos capazes de corrigir um erro e avançar.

O canal de comunicação com o cliente deve estar sempre aberto. Comunique-se com seu cliente pela via que ele escolher, seja e-mail, redes sociais, WhatsApp, telefone etc.

 4 – A teoria é muito bonita.

Na teoria, a prática é bem diferente. De nada adianta estar antenado em todas as teorias de marketing, relacionamento e vendas, se na prática o seu cliente não sente o efeito desse conhecimento.

E colocar em prática toda essa teoria só tem um caminho: os colaboradores. É através deles que os clientes irão sentir e vivenciar os valores da empresa. O exemplo dos gestores da empresa é fundamental na construção dessa comunicação. Ações falam muito mais que as palavras.

A comunicação interna das empresas deve ser muito eficiente, fazendo com que os colaboradores conheçam a cultura da empresa e seu plano de marketing, e possam transmitir essas ideias para os clientes, em todos os âmbitos.

E no atendimento ao cliente, o cuidado deve ser dobrado. O pessoal deve estar treinado para resolver os problemas e atender as expectativas dos clientes, que estão mais altas, a cada dia.

 *Fonte: Meio&Mensagem – https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2015/10/20/apple-tem-o-melhor-relacionamento-com-o-cliente.html

**Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/liliane-ferrari-rdsummit-2019/ – Palestra realizado por Liliane Ferrari, no RD Summit 2019